A Escola e o Desporto de Alto Rendimento estiveram lado a lado numa iniciativa promovida pelo projeto UAARE, que levou professores a uma visita técnica ao Futebol Clube do Porto, no âmbito da Oficina de Formação sobre conciliação da carreira dupla em ambientes de aprendizagem híbridos. Com o objetivo de capacitar os docentes para integrarem conhecimentos sobre a atividade desportiva de alto rendimento nos seus planos de aula, a sessão proporcionou uma imersão na realidade diária dos alunos-atletas, permitindo compreender de forma mais aprofundada os desafios que enfrentam na conciliação entre a escola e a exigência desportiva.
A visita teve início no Constituição Park, onde o Team Manager do clube guiou os professores pelas infraestruturas, apresentando as condições de treino e recuperação dos jovens desportistas. Foi uma oportunidade única para conhecer de perto o quotidiano dos atletas e perceber como cada momento do seu dia é estruturado em função da maximização do rendimento desportivo, sem descurar a vertente académica. Seguiu-se uma reunião entre os responsáveis do FC Porto e os professores do UAARE, onde se debateram os valores do clube, as dinâmicas dos atletas e a necessidade de um trabalho conjunto entre as escolas e os clubes para garantir o sucesso dos alunos-atletas.
O encontro permitiu um diálogo aberto entre diferentes especialistas. Pedro Seco abordou a organização da Academia e os princípios do alto rendimento, sublinhando a importância de planificar com antecedência o percurso escolar dos atletas, ajustando horários e assegurando mecanismos de compensação de faltas. Fábio Ribeiro, especialista em Metodologia STEM, trouxe ao debate a questão pedagógica fundamental: como criar uma dinâmica de aprendizagem ajustada ao desenvolvimento desportivo de alto rendimento? Por sua vez, Joana Amorim, do Departamento de Pedagogia, enfatizou a necessidade de monitorizar o desempenho académico dos atletas e explorar formas de melhorar a partilha de informação entre as escolas e o departamento pedagógico do clube. A vertente psicológica também esteve em destaque, com a psicóloga Raisa a expor as metodologias de intervenção junto dos alunos em risco e a importância de uma articulação mais estreita entre os psicólogos escolares e os clubes. Hugo Fernandes, fisioterapeuta do departamento de saúde, destacou o papel que as escolas podem desempenhar na prevenção de lesões e no apoio à recuperação dos atletas.
A comunicação foi outro dos temas centrais do encontro. Pedro Seco, representando o Projeto UAARE, reforçou a importância da comunicação eficaz no desporto e a sua relação com as aprendizagens essenciais das disciplinas de Português e Língua Estrangeira. Destacou-se a necessidade de desenvolver competências de expressão oral e escrita, bem como a compreensão intercultural, fundamentais para os atletas que competem em contextos internacionais. A visita culminou com a observação de um treino, permitindo aos professores presenciarem a intensidade das sessões e interagirem diretamente com os alunos-atletas e a equipa técnica. O contacto direto com esta realidade reforçou a importância de estratégias pedagógicas flexíveis que permitam aos jovens conciliar a sua formação académica com a exigência do alto rendimento desportivo.
Esta iniciativa representou um passo significativo na consolidação da cooperação entre escolas e clubes desportivos, sublinhando a importância de um trabalho conjunto para garantir que os alunos-atletas possam alcançar a excelência tanto na vertente académica como na desportiva. A articulação entre professores, treinadores e especialistas de diversas áreas revelou-se essencial para encontrar soluções inovadoras e eficazes que promovam o sucesso destes jovens, reforçando a missão do programa UAARE na construção de percursos educativos ajustados à realidade do desporto de alto rendimento.