A cooperação pedagógica que veicule a identificação e informação de forma regular, sistemática e reflexiva para a certificação de aprendizagens dos Alunos-Atletas em períodos de ausência de média a longa duração é essencial no processo de conciliação da carreira dupla. O trabalho colaborativo entre os docentes da SEAM (Sala de Estudo Aprender Mais (alínea p) artigo 3.º e artigo 20.º, da Portaria n.º 275/2019 de 27 de agosto – regula o funcionamento do programa UAARE) e o respetivo Conselho de Turma (diretor e professor curricular), permite assegurar um conjunto de dinâmicas pedagógicas de recuperação de aprendizagens inclusivas, previstas nas alíneas l) , m) n) o) do artigo 3.º e artigos 4.º, 5.º, 6.º, 21.º, 22.º e 23.º (Portaria n.º 275/2019 ).
A conciliação da carreira dupla dos alunos-atletas só pode ser garantida através de dinâmicas organizacionais que pressuponham a equidade, a personalização, a flexibilidade, a diversificação e a inovação pedagógica, no acesso aos processos de aprendizagem de acordo com os princípios constantes no Decreto-Lei n.º 54/2018 e no Decreto-Lei n.º 55/2018, de 6 de julho.
Só deste modo será possível adotar métodos e percursos individuais de aprendizagem em cooperação com os conselhos de turma, interlocutores desportivos, alunos-atletas, encarregados de educação, através de uma gestão criteriosa das agendas desportivas e escolares, garantido deste modo os períodos de sobrecarga desportiva e escolar, nomeadamente aqueles em que existem ausências à escola motivadas por situações de preparação, estágio, competição e ainda por provas de avaliação ou exames nacionais – nalguns casos decorrendo em simultâneo ou sendo inconciliáveis.
Identificar, recuperar aprendizagens e certificá-las no Conselho de Turma que posteriormente as validará (avaliará) nos respetivos processos de avaliação dos docentes curriculares, assume-se para o Programa UAARE, como um processo imprescindível no processo de conciliação que visa a formação holística e ecológica dos nossos alunos-atletas, assegurando a conciliação efetiva entre o sucesso desportivo e escolar.
A legislação de suporte a este trabalho pode ser consultada na secção respetiva no site UAARE.
Em escolas UAARE de pequena dimensão, estas dinâmicas colaborativas podem ser facilitadas, por exemplo através da distribuição de serviço docente a Professores da SEAM com funções de Professores Curriculares de alunos-atletas com ausências de média ou longa duração. Nestes casos, a articulação fica facilitada, sendo que os registos dos apoios podem ser feitos em papel na SEAM e a passagem de casos entre professores da SEAM e do CT, caso não coincidam, através de contactos informais.
Em escolas UAARE de grande dimensão, tornam-se necessário fluxos de informação mais sistematizados para a passagem de casos de apoios pedagógicos a alunos-atletas com períodos de ausência elevados (geralmente com Planos Pedagógicos Individuais de Conciliação), que se resumem no seguinte fluxograma.
Neste curso serão apresentadas boas práticas da rede nacional de escolas UAARE que deram respostas diversas a este fluxograma, através de estratégias colaborativas envolvendo alguns meios digitais.