Matilde Gaspar volta a fazer história: ouro e recorde mundial no Europeu de Natação DSISO 2025

Em poucos dias, a comunidade UAARE volta a celebrar, e com enorme orgulho, uma conquista extraordinária de Matilde Gaspar, aluna-atleta da Associação de Paralisia Cerebral de Coimbra (APCC) e verdadeira inspiração dentro e fora das piscinas. Depois de recentes destaques noticiados no site UAARE, Matilde voltou a superar-se, conquistando a sua sétima medalha no Campeonato da Europa de Síndrome de Down, que decorreu em Albufeira, desta vez com ouro e recorde mundial nos 1.500 metros livres.

A nadadora portuguesa não deu qualquer hipótese à concorrência. Com um tempo de 26:26,22, estabeleceu um novo recorde mundial T21, deixando para trás a norte-americana Katherine Vazhenin (26:52,54) e a britânica Caroline Faithfull (27:13,58). Um feito que confirma o talento, a determinação e a consistência de uma atleta que tem levado o nome de Portugal  e da UAARE a patamares de exceção no desporto adaptado internacional.

Que num tão curto espaço de tempo se registem duas notícias sobre os seus feitos não é coincidência, mas resultado de mérito absoluto, de uma carreira construída com trabalho, foco e paixão. A UAARE orgulha-se de acompanhar este percurso exemplar, que mostra que os limites se ultrapassam com esforço, apoio e confiança. 

Parabéns, Matilde, pela força, pelo exemplo e por continuares a nadar rumo à excelência.