Decorreu recentemente a reunião nacional das escolas UAARE, momento essencial de reflexão, balanço e projeção do próximo ano letivo. O encontro contou com a presença dos diretores, coordenadores locais, psicólogos, professores acompanhantes e demais elementos que compõem esta rede que continua a transformar a realidade dos alunos-atletas em Portugal.
A sessão foi aberta pelo Coordenador Nacional da UAARE, Vítor Pardal, que agradeceu o empenho de todas as equipas e deu as boas-vindas às escolas que passam a integrar o programa no ano letivo 2025/2026. Seguiu-se a intervenção do Secretário de Estado do Desporto, Dr. Pedro Dias, que sublinhou a importância do trabalho desenvolvido no âmbito da UAARE, realçando os excelentes indicadores de desempenho do programa. Contudo, deixou um alerta claro: “A condição de aluno não pode estar abaixo da de atleta.” As escolas UAARE, frisou, existem para preparar estes jovens para uma vida ativa plena, dentro e fora do desporto.
Já o Diretor-Geral da Educação, Dr. David Sousa, reforçou o caráter inclusivo da UAARE, destacando o papel das direções escolares no sucesso do programa. Dirigiu-lhes uma palavra de reconhecimento, sublinhando o contributo decisivo das escolas para garantir que todos os alunos, independentemente do seu percurso desportivo, têm acesso a uma educação de qualidade e adaptada às suas necessidades.
Durante a reunião, Vítor Pardal apresentou vários dados relevantes, reunidos no Data UAARE, destacando, por exemplo, o número total de ausências registadas no presente ano. Agradeceu a todas as equipas escolares o trabalho diário de articulação e acompanhamento dos alunos, sem o qual, afirmou, “teríamos um problema sério em mãos”. Deu ainda conta da reunião com a Ordem dos Psicólogos Portugueses, no sentido de definir linhas estratégicas claras para o papel do Psicólogo UAARE, bem como da nova oferta educativa prevista para breve, que inclui os perfis de Interlocutor Desportivo e Técnico Especialista em Tutoria Desportiva.
O coordenador nacional apresentou ainda o ponto de situação do Plano de Melhoria UAARE, destacando o seu impacto na qualidade da intervenção educativa, e partilhou orientações sobre a organização do ano letivo 2025/2026, dando início ao planeamento conjunto de mais um ciclo de crescimento, exigência e superação.
A reunião nacional reafirmou a identidade do programa: uma rede viva, colaborativa e orientada para o sucesso integral dos alunos-atletas, onde o desporto e a escola caminham lado a lado, com exigência, inclusão e visão de futuro.