A Unidade de Apoio ao Alto Rendimento na Escola (UAARE) do Agrupamento de Escolas Camilo Castelo Branco (AECCB), recebeu, no dia 11 de novembro, uma comitiva oriunda do Brasil. A visita teve como objetivo aprofundar o conhecimento do programa UAARE, nomeadamente, no apoio aos Alunos-Atletas (AA) e as suas medidas estruturais, tendo em vista a criação de um processo de apoio ao AA no Brasil.
A visita desta equipa técnica esteve incluída num programa que decorreu de 11 a 15 de novembro de 2024. Começou, no norte do país, V. N. de Famalicão (AECCB), Guimarães, Castêlo da Maia e Porto, terminando em Alcochete e Lisboa. Na visita aos diferentes locais, contactaram com os professores acompanhantes (PA), Alunos-Atletas, Encarregados de Educação, Interlocutores desportivos, instalações/academias desportivas e Centro de Alto Rendimento do Jamor.
A comitiva era constituída pelo Dr. Felipe Costa, docente adjunto da Faculdade de Educação Física da Universidade de Brasília, Dra. Maressa Nogueira, coordenadora do desporto e docente do curso de Educação Física da Universidade Santa Cecília, de Santos, São Paulo, Daniel Veloso, doutorando em Educação Física, na Universidade de Brasília, e Tainá Alves, licenciada em Ciência Política da Universidade de Brasília, pesquisadora de iniciação científica (PIBIC).
Esta visita técnica foi financiada pela Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (FAP/DF).
Na visita ao AECCB, foram recebidos pelo Diretor, Dr. Carlos Teixeira e o PA Paulo Pereira, tendo, também, o acompanhamento dos representantes da UAARE, Dr. Pedro Seco, Subcoordenador Nacional e Dr. Filipe Castro, da Equipa Pedagógica de Desenvolvimento de Ambientes de Aprendizagem. Aqui foi efetuado o enquadramento da UAARE, no AECCB, salientando-se a importância da preparação do ano letivo, o qual começa sempre no final do ano letivo anterior. Há a destacar o levantamento junto dos clubes/associações/academias dos potenciais AA, para serem enquadrados no programa, sendo solicitado de imediato a respetiva certificação dos mesmos pelas federações nacionais, requisito obrigatório. Todo este trabalho resultará na preparação dos horários escolares dos AA, para que sejam conciliáveis com os horários desportivos.
De seguida, houve a vista à Sala de Estudo Aprender Mais (SEAM), onde decorreu uma breve reunião online com o Coordenador Nacional, Dr. Victor Pardal, que começou por cumprimentar os representantes brasileiros e elogiou o AECCB, afirmando que a escola tem uma das melhores escolas UAARE do país, justificando a sua afirmação pelos resultados obtidos pelo trabalho realizado. De seguida, apresentou os objetivos da visita às diversas instituições do universo UAARE e reforçou a Portaria n.º 275/2019, de 27 de agosto, para perceberem o modelo UAARE.
Na SEAM, foram mostradas as valências dos seus equipamentos e toda a dinâmica desta estrutura. Este é o espaço onde os AA, de forma presencial, on-line ou em trabalhos autónomos, têm o apoio dos 27 professores da SEAM, em aulas individualizadas ou em pequenos grupos, para a recuperação das aprendizagens, derivadas de ausências à escola para estágios e competições ou para cumprirem com Planos Pedagógicos Individuais de Conciliação (PPI-C), com aulas individualizadas para substituírem as aulas que faltam com a turma, em virtude de terem treino no mesmo horários da(s) aula(s).
Em resposta à questão, como era possível ter uma sala com a qualidade da nossa SEAM, foi-lhes respondido que tudo foi possível pelo apoio da UAARE Nacional e o imprescindível apoio do Município de Vila Nova de Famalicão.
Esteve também presente na SEAM a psicóloga, Dra. Alexandra Matos, que apresentou um resumo do modelo UAARE e do seu trabalho junto dos AA, referindo a importância da sua intervenção para o equilíbrio emocional, contribuindo para a manutenção do foco na escola e no desporto. Os AA com uma agenda ocupadíssima na dupla carreira, precisam muitas vezes de ajuda para se organizarem, minimizando muitas problemáticas que surgem em jovens e adolescentes.
Ainda, na SEAM, conheceram três dos AA, Maria Rodrigues e Gabriel Figueiredo do Atletismo e Santiago Pereira da Natação, que fazem parte do programa UAARE há mais de um ano. Estes AA, na primeira pessoa, manifestaram a importância de serem AA UAARE, reforçando o contributo da escola na Carreira “Dual”, na sua formação académica e desportiva, sendo apoiados sempre que precisam.
Na continuação da reunião, já no Gabinete UAARE, aperceberam-se das dinâmicas do AECCB, onde está subjacente a identidade desenvolvida no programa desde 2021/2022. Foi ainda abordado os recursos humanos alocados ao programa e a constituição da Equipa de Escola, com professores das diversas áreas disciplinares.
Criou especial impacto junto da comitiva, o placard com o horário semanal de todos os AA que estão a ter apoios/aulas dos PPI-C, facilitando desta forma toda a coordenação por parte dos PA Paulo Pereira e Maria José Silva, assim como do trabalho que está a ser realizado pela equipa UAARE. Foi referido que um dos recursos fundamentais da UAARE é a plataforma TEAMS, onde se processa toda a comunicação e registos do trabalho realizado com os AA, dos professores curriculares/professores SEAM.
Foi reiterado que o sucesso do trabalho do AECCB assenta numa relação de proximidade com os clubes (interlocutores desportivos) e com as federações, com as famílias dos AA, com os professores curriculares/diretores de turma, com os professores da SEAM, com a nossa Psicóloga UAARE e com o Município, havendo um trabalho colaborativo, reforçado numa boa comunicação e antecipação da mesma, com todos estes intervenientes.
O AECCB recebeu a comitiva com satisfação e julga ter oferecido informações cruciais que poderão contribuir decisivamente para os objetivos propostos, respondendo a todas as questão e curiosidades colocadas, esperando corresponder e superar as espectativas de quem nos visitou.
Com certeza levarão na “bagagem” a amizade de quem os recebeu e contributos de uma escola dinâmica que tem também como lema “SOMOS TODOS UAARE”.