No dia 23 de outubro, pelas 18h30, o Teatro Thalia, em Lisboa, acolheu a cerimónia de entrega dos Prémios de Obtenção de Resultados de Mérito Desportivo 2023.
Esta cerimónia celebrou o valor e o mérito de êxitos desportivos conquistados nos mais altos patamares desportivos internacionais, por praticantes em regime de alto rendimento na época 2022/2023, que dignificaram o país e inspiram atuais e futuras gerações.
Na cerimónia, que contou com a presença do governo, através das tutelas da Juventude e Desporto, da Educação, do Ensino Superior, e da Inclusão, foram ainda efetuadas outras duas relevantes distinções: Selo Estudante-Atleta a oito Instituições do Ensino Superior que fomentam a articulação ao nível das carreiras duplas, desportiva e académica, assim como cinco distinções de mérito desportivo e escolar a praticantes enquadrados pelo Programa UAARE.
Os Prémios de Mérito Desportivo, que este ano foram atribuídos em 20 modalidades a mais de 70 praticantes ou equipas e 18 juízes/árbitros, são regulamentados pela Portaria n.º 103/2014, de 15 de maio, alterada e republicada pela Portaria n.º 332-A/2018, de 27 de dezembro e concedidos a praticantes em regime de alto rendimento que obtiverem resultados desportivos correspondentes aos níveis máximos de rendimento da modalidade em reconhecimento do valor e mérito dos seus êxitos desportivos.
Foram premiadas as classificações de pódio obtidas pelos/as praticantes em Campeonatos do Mundo e da Europa, de provas pertencentes ao programa dos Jogos Olímpicos ou dos Jogos Paralímpicos. Para além de classificações obtidas em Campeonatos do Mundo e da Europa em provas pertencentes ao Programa Olímpico e Paralímpico, bem como em Jogos Olímpicos da Juventude, sendo ainda premiadas classificações obtidas em campeonatos do mundo em provas não pertencentes ao programa olímpico e paralímpico e que cumprem os critérios estabelecidos na legislação.
O Selo Estudante-Atleta, iniciativa do IPDJ, lançada em 2022, entregou, neste dia, oito distinções a instituições de Ensino Superior que fomentaram a articulação entre as carreiras duplas dos/as estudantes-atletas. Aceda, aqui, a mais informação.
Cinco alunos/atletas foram, igualmente, distinguidos/as pelos seus feitos desportivos nas Unidade de Apoio ao Alto Rendimento na Escola. Estas visam uma articulação eficaz entre agrupamentos de escola, encarregados/as de educação, federações desportivas e municípios, entre outros interessados, tendo por objetivo conciliar, com sucesso, a atividade escolar com a prática desportiva de discentes do ensino básico e secundário, enquadrados no regime de alto rendimento, seleções nacionais ou de elevado potencial desportivo.