Mensagem do Coordenador Nacional UAARE

Victor Pardal

O percurso que desenvolvemos, foi determinado, pelo assumir de forma holística e ecológica, a nossa missão – conciliar sucesso desportivo e escolar dos alunos-atletas em Portugal.

Assim, a nossa ação sintetizada na Portaria n.º 275/2019 de 27 de agosto, estruturou-se na definição e constituição de Equipas e no estabelecimento de metas e estratégias, possibilitando deste modo “…converter o invisível em visível, segundo Tony Robbins.

Estamos de novo em setembro!

Mais um novo Ano Escolar e Desportivo que colocará novos desafios.

Estou certo de que teremos novos problemas, contudo, o modo como TODOS NÓS os vamos de novo encarar fará certamente a diferença!

A UAARE é um programa suportado por várias equipas – ME (SEE, DGE); MAAP (SEJD, IPDJ); Autarquias; Escolas (23); Docentes; Encarregados de Educação; Alunos-Atletas; Psicólogos; Federações – Clubes; Treinadores-Interlocutores Desportivos e Centros de Medicina Desportiva (CMD Porto).

A UAARE tem sido um projeto apaixonante

Em seis anos construímos de forma sustentada um verdadeiro PROGRAMA.  Temos rosto, credibilidade e reconhecimento internacional, bem como reiteradamente provado sustentabilidade dos nossos resultados escolares e desportivos a nível nacional.

Os resultados de 2022, mais uma vez provam que somos o que repetidamente fazemos.

A excelência, para nós, não é um feito, mas um hábito (Aristóteles).

Há a registar uma evolução extraordinária a nível do crescimento do número de alunos atletas podendo verificar-se igualmente uma evolução da nossa elite desportiva, isto é, o crescimento acentuado de alunos atletas nível I e II (de acordo com o artigo segundo ponto 1 alíneas a) e b) da portaria n.º 275 de 27/08/2019) que evoluiu de 30% até ao valor de aproximadamente 50% no final do ano letivo de 2021-2022. Estes valores poderão ser verificados nos diferentes “Data UAARE finais de cada ano) disponíveis no site do programa - https://uaare.dge.min-educ.pt/pt .

Ao nível da evolução das Escolas UAARE, o crescimento foi fantástico - de quatro para 23 no ínicio do ano letivo de 2022-2023. Temos hoje uma rede que abrange praticamente todo o território nacional e de que ainda fazem parte, o “Projeto Especial de Escolas Externas à Rede Nacional UAARE”: projeto especial de Faro que envolve 3 escolas secundárias da cidade, como suporte e ainda cerca de 6 escolas que têm um conjunto de alunos atletas seleção nacional e de alto rendimento desportivo dispersos na região de Faro; a Escola Secundária José Afonso no Seixal e a Escola Secundária Lima Faria em Cantanhede. Estes projetos que irão funcionar no ano letivo 2022-2023 serão autónomos ao nível de cada Escola e abrangem parcerias com as Câmaras Municipais, Clubes e estruturas regionais de desporto e educação.

Apresentam-se de seguida, a síntese dos dados finais mais relevantes do ano letivo 2021/2022, nos quais se observam três situações bastante relevantes, para as quais reclamo particular atenção:

UAARE

Na primeira linha, observa-se um crescimento ao nível de todos os tópicos assinalados, desde o crescimento do número dos alunos atletas para 734, o número de clubes para 193 e o número de interlocutores desportivos de 198 – todos estes valores são os maiores que até esta data alcançámos.

2 Igualmente na segunda linha poderemos verificar um grande crescimento nos pódios nacionais com um valor de 1048, bem como no número elevado de participações internacionais e de chamadas à seleção nacional que se cifraram respetivamente em 964 e 975.

Prevíamos já a magnitude destes valores face à recuperação do pós-covid que se traduziriam rapidamente no aumento de alunos-atletas e dentro destes, teríamos um grande aumento da sua elite (NI e NII) face ao retorno das competições e estágios nacionais e internacionais.

Daí a proposta feita pelo coordenador nacional no final do ano letivo de 2021, através da proposta do programa de melhoria do programa UAARE para os próximos 2 anos letivos 2021- 2023, onde foram identificadas claramente quais as funções e estratégicas que as equipas de escola deviam considerar como prioritárias ao nível da interação com todos os intervenientes, ligados a este processo de conciliação.

Aliás, todo o processo de monitorização do ano letivo de 2021-2022, suportado nas fichas de registo e monitorização (FRM´S) números 1,2,3 e 4, tiveram como suporte a análise da realidade de cada UAARE, bem como a introdução de fatores e tópicos de melhoria, constantes e definidas no plano de melhoria.

Era absolutamente fundamental prepararmo-nos para um enorme aumento de ausências às Escolas-UAARE, motivada pelo aumento exponencial de participações em provas/estágios nacionais e internacionais, que revelaram resultados de excelência desportiva.
Só com um elevado número de apoios pedagógicos (8 709) e de apoios psicopedagógicos (4 369), suportados pelas Equipas UARAE de cada Escola, seria, e foi possível, alcançarmos os resultados escolares de desempenho académico (95,60%) e de taxa de alunos-atletas com positiva a todas as disciplinas (79,02%). Estes dois valores correlacionados são os melhores de sempre do programa.

As Equipas UAARE, de cada Escola devem ter orgulho no trabalho desenvolvido.

Aos 193 clubes envolvidos, 198 interlocutores e 36 federações desportivas que enquadram 41 modalidades estamos gratos e certos que o compromisso de todos, poderá ainda ser mais efetivo e consequentemente permitir uma melhor gestão das agendas desportivas e escolares, traduzindo-se em melhor bem estar dos alunos-atletas conduzindo indubitavelmente a melhores índices entre o sucesso desportivo e escolar.,  

É para mim um enorme privilégio e orgulho liderar este nosso Programa – o importante será sempre fazer acontecer.

Desde a primeira hora que ... SOMOS TODOS UAARE.

Sei que posso contar convosco!

Obrigado por fazerem parte desta nossa Equipa.

O Coordenador Nacional do programa UAARE

Victor Pardal