Diogo Vilela Daniel

O meu nome é Diogo Daniel, tenho 18 anos de idade e vivo e estudo nas Caldas da Rainha. Comecei a praticar badminton aos 11 anos de idade, em 2011, num campo de férias no Centro de Alto Rendimento de Caldas da Rainha (CAR Badminton). A partir daí, tornei-me atleta federado no clube MVD - Movimento Desportivo, e a paixão por esta modalidade desportiva foi aumentando, tendo-me passado a dedicar a ela de alma e coração. Em 2015, estreei-me nas competições nacionais, e em 2018, tive conhecimento que poderia representar Portugal em competições internacionais. Assim, em junho de 2018 participei num torneio na Irlanda e daí para a frente participei em torneios noutros países da Europa e da América do Sul na modalidade de Badminton adaptada, uma vez que sou portador de uma deficiência física.

A partir do ano de 2018, tomei a decisão, em conjunto com os meus pais, de ingressar no Alto Rendimento, na modalidade de badminton. A Unidade de Apoio ao Alto Rendimento Escolar (UAARE) tem-me ajudado a conciliar a vertente académica e a vertente desportiva: o Curso Profissional de Técnico de Audiovisuais que frequento na Escola Secundária Rafael Bordalo Pinheiro e a modalidade de badminton. Quando vou para fora do país, os professores da UAARE estão sempre em contacto comigo, dando-me o apoio necessário através da Plataforma Teams.

Ao longo destes 7 anos obtive bons resultados na modalidade de Para badminton: no ano de 2018, na minha 1.ª participação internacional, com apenas 16 anos, alcancei o 12.º lugar e, em novembro do mesmo ano, fiquei entre os 12 melhores jogadores da Europa. Em 2019, qualifiquei-me no ranking para o Campeonato Mundial, tendo alcançado o 9.º lugar.

Em relação ao futuro, vou tentar a qualificação para os Jogos de Tokyo 2020 e de Paris 2024. A Badminton World Federation (BWF) publicou no dia 1 de fevereiro o Calendário Internacional do Para badminton 2021 e estou, neste momento, a aguardar a convocatória para os torneios internacionais no Dubai, em março, em Espanha, no mês de maio (último torneio de qualificação olímpica para Tokyo 2020) e na Irlanda, em junho.

Estou muito grato à família e aos amigos pela força que me têm dado “dentro e fora de campo.” Gostaria de agradecer o grande apoio da Federação Portuguesa de Badminton (FPB), e especialmente ao meu treinador, o professor Jorge Cação e do Comité Paralímpico de Portugal (CPP) em virtude de possibilitarem a minha participação em torneios. Não posso também deixar de expressar a minha gratidão à ESRBP e, em particular, à Professora Acompanhante UAARE, Alexandra Sampaio, bem como a todos os meus professores, pelo empenho, carinho e compreensão que me têm dispensado.

Entrevista para o jornal Record, 12 de feveiro de 2021

Joana Vasconcelos

I noticed a big difference between my old school and E.S. Montemor-o-Velho, there is no match. In my previous school, teachers did not understand my situation. I was considered one more student like many others and that was very complicated. I had to do everything like my other colleagues… there was no understanding. It was very difficult to reconcile my studies and my activity as a high performance athlete.

Maria Cabrita

I once asked the School tutor to go home because I missed my family so much. I was away from school for a week. When I returned I had everything at my disposal to recover that week. It was fantastic.

UAARE Student

It was my first year attending this school and the UAARE project. I think it is very important for athletes to be able to reconcile sports practice with studies because it is becoming more and more complicated. This project only helps us in that sense. Despite having only taken one course this year, when I was absent for sporting reasons, my teacher helped me in everything so that I would not be late in the subject and consequently impaired. It is important to thank all the teachers involved in this project because this is very important for us, both for our academic and sports life.

Bruno Cruz

Everything improved here, even the grades. Here the school schedule is more flexible and it is possible to better reconcile the school with training. For us athletes, this is fundamental.

UAARE student

The most important thing for me was being able to have support to recover material given during classes that I missed due to training or competitions abroad. It was also important to have in the Sala Aprender + teachers with competence in the various subject areas most important to me (Mathematics; Physical Chemistry and Portuguese). The teachers' understanding of my situation as a high-performance student and athlete was also an asset.