Isaac Nader apadrinha sala SEAM da Escola Secundária Pinheiro e Rosa

A Escola Secundária Pinheiro e Rosa, em Faro, inaugurou no passado dia 6 de fevereiro, a Sala de Estudo Aprender Mais (SEAM), um espaço dedicado ao processo de apoio à conciliação da carreira dupla dos seus 54 alunos atletas de alto rendimento. O momento contou com a presença do Secretário de Estado do Desporto, Pedro Dias, do Presidente da Câmara Municipal de Faro, Rogério Bacalhau, e de várias entidades ligadas ao desporto e à educação, incluindo Victor Pardal, coordenador nacional do Programa UAARE.

Pedro Dias destacou a importância do Programa UAARE, que já conta com oito anos de existência, sublinhando que «o único objetivo é que o plano A destes jovens seja serem alunos». O Secretário de Estado anunciou ainda que o programa será alargado ao ensino superior, numa fase piloto, para minimizar os desafios enfrentados pelos atletas que prosseguem os estudos.

O Presidente da Câmara, Rogério Bacalhau, fez questão de marcar presença, salientando o investimento municipal de 25 mil euros na criação da SEAM. O projeto começou a ser preparado em maio do ano passado, após a solicitação de apoio por parte da escola.

Victor Pardal, coordenador nacional do Programa UAARE, destacou a evolução da Escola Secundária Pinheiro e Rosa, que iniciou o programa com apenas 10 alunos e, no segundo ano letivo, já conta com 54 atletas de alto rendimento, representando 21 clubes e 14 modalidades. «Temos campeões nacionais, atletas em provas internacionais e dois jovens a preparar os Jogos Olímpicos no próximo ciclo. O sonho começa também aqui nesta escola», referiu.

A inauguração contou com um padrinho especial e o novo Embaixador Oly-UAARE: Isaac Nader, ex-aluno da escola e atual atleta de renome, que marcou presença apenas dois dias depois de vencer a milha do Meeting de Ostrava, na Chéquia, prova do World Athletics Indoor Tour. «É um prazer apadrinhar este projeto. No meu tempo, isto não existia e é muito importante que o desporto escolar e as escolas apoiem os jovens de alto rendimento», afirmou o atleta.

O diretor do Agrupamento de Escolas recordou, com emoção, o percurso de Nader. «Conheci-o pequenino e lembro-me de quando se começou a destacar e de quando não tínhamos umas sapatilhas para ele correr dignamente. Hoje, olho para a televisão e, quando o vejo, sinto aquele orgulho em dizer que é português, que o conheço e que o acompanhei».

Com a SEAM agora disponível diariamente e equipada para apoiar os alunos atletas, a Escola Secundária Pinheiro e Rosa reforça o seu compromisso com a conciliação entre o sucesso escolar e o desempenho desportivo.